Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/298
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Paulo Ferreira Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-25T19:37:53Z | - |
dc.date.available | 2021-11-25T19:37:53Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-01 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/298 | - |
dc.description.abstract | No abstract. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Associação Abaporu | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Mobilize Brasil | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade - Pedestre | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade - Ciclista | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Saúde ambiental | pt_BR |
dc.subject | Liberdade de locomoção | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Pessoas portadoras de deficiência | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade reduzida | pt_BR |
dc.title | Contribuição para uma Mobilidade Urbana saudável | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | Essencialmente, o cerne do tema da mobilidade urbana é um dos reflexos do direito à liberdade, liberdade de locomoção. O objetivo do presente artigo, com enfoque na mobilidade de pedestres e ciclistas, é discutir o tema da mobilidade urbana no âmbito dos poderes municipais, executivo e legislativo, e da sociedade civil, visando,assim, encontrar alternativas que possam contribuir para a solução ou mitigação dos problemas que afetam a mobilidade e a saúde ambiental nas regiões urbanas do Brasil na presente era. Para a consecução do objetivo, lançou-se mão de revisão bibliográfica sobre os modais de transporte não motorizado e sobre a legislação pátria que trata do tema. Abordou-se, também, a questão da mobilidade e acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Os resultados do presente trabalho apontaram necessidade de mudanças na concepção dos planejamentos e gestão dos transportes no Brasil, que, ainda se originam de políticas de governo que, na sua grande maioria, não se sustentam, a priori, nos princípios e diretrizes de políticas públicas, persistindo, como regra,projetos de vias urbanas que privilegiam a mobilidade das máquinas (veículos motorizados) em detrimento do ir e vir de pedestres e ciclistas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | AA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - CEAMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contribuição para uma Mobilidade Urbana saudável - Paulo Ferreira Santos Silva.pdf | 150,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.