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Contribuição para uma Mobilidade Urbana saudável

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dc.creator SILVA, Paulo Ferreira Santos
dc.date.accessioned 2021-11-25T19:37:53Z
dc.date.available 2021-11-25T19:37:53Z
dc.date.issued 2017-09-01
dc.identifier.uri http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/298
dc.description.abstract No abstract. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Associação Abaporu pt_BR
dc.relation.ispartof Mobilize Brasil pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Mobilidade urbana pt_BR
dc.subject Mobilidade - Pedestre pt_BR
dc.subject Mobilidade - Ciclista pt_BR
dc.subject Política pública pt_BR
dc.subject Saúde ambiental pt_BR
dc.subject Liberdade de locomoção pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Pessoas portadoras de deficiência pt_BR
dc.subject Mobilidade reduzida pt_BR
dc.title Contribuição para uma Mobilidade Urbana saudável pt_BR
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.description.resumo Essencialmente, o cerne do tema da mobilidade urbana é um dos reflexos do direito à liberdade, liberdade de locomoção. O objetivo do presente artigo, com enfoque na mobilidade de pedestres e ciclistas, é discutir o tema da mobilidade urbana no âmbito dos poderes municipais, executivo e legislativo, e da sociedade civil, visando,assim, encontrar alternativas que possam contribuir para a solução ou mitigação dos problemas que afetam a mobilidade e a saúde ambiental nas regiões urbanas do Brasil na presente era. Para a consecução do objetivo, lançou-se mão de revisão bibliográfica sobre os modais de transporte não motorizado e sobre a legislação pátria que trata do tema. Abordou-se, também, a questão da mobilidade e acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Os resultados do presente trabalho apontaram necessidade de mudanças na concepção dos planejamentos e gestão dos transportes no Brasil, que, ainda se originam de políticas de governo que, na sua grande maioria, não se sustentam, a priori, nos princípios e diretrizes de políticas públicas, persistindo, como regra,projetos de vias urbanas que privilegiam a mobilidade das máquinas (veículos motorizados) em detrimento do ir e vir de pedestres e ciclistas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials AA pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO pt_BR


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