DSpace/Manakin Repository

Homofobia, Silêncio e Naturalização: por uma narrativa da diversidade

Mostrar registro simples

dc.creator LIONÇO, Tatiana
dc.creator DINIZ, Débora
dc.date.accessioned 2021-12-07T18:50:43Z
dc.date.available 2021-12-07T18:50:43Z
dc.date.issued 2008-12
dc.identifier.uri http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/369
dc.description.abstract Schoolbooks are pedagogical tools for the promotion of the principles set by Brazilian National Curriculum Parameters (PCNs), and sexuality is a crosscutting theme to be dealt with in school curricula. This research analyzed the quality of the discourse of a sample of schoolbooks used in Brazilian public schools, distributed by the Brazilian National Program of Schoolbooks (PNLD) and National Program of Schoolbooks for High School (PNLEM), as well as dictionaries distributed by PNLD and the National Program of School Libraries (PNBE). It was found that, while dictionaries convey clearly homophobic affirmations, schoolbooks are silent about sexual diversity and naturalize heterosexuality and gender binarism. Even though there are not homophobic assertions in the books, the affirmation of sexual diversity as a social value remains absent in the pedagogical material. There are two challenges in recognizing that homophobia should be fought against by formal education: the fi rst is to break the silence about sexual diversity in the books; the second is to fi nd rhetoric mechanisms to present it in the matrix of the promotion of equality and diversity. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Ministério Público do Estado da Bahia pt_BR
dc.relation.ispartof Revista Psicologia Política pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Diversidade Sexual pt_BR
dc.subject Heteronormatividade pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) pt_BR
dc.subject Homofobia pt_BR
dc.subject Binarismo de gênero pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio pt_BR
dc.title Homofobia, Silêncio e Naturalização: por uma narrativa da diversidade pt_BR
dc.title.alternative Sexual Homophobia, Silence, and Naturalization: towards a narrative of sexual diversity Homofobia, Silencio y Naturalización: por una narrativa de la diversidad sexual pt_BR
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.description.resumo Os livros didáticos são ferramentas pedagógicas para a promoção dos princípios estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), sendo a sexualidade um tema transversal a ser trabalhado nos currículos escolares. Foi analisada a qualidade discursiva de uma amostra de livros didáticos em uso nas escolas públicas, distribuídos a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), bem como dicionários distribuídos pelo PNLD e Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). Constatou-se que, enquanto os dicionários veiculam afirmações expressamente homofóbicas, os livros didáticos silenciam sobre a diversidade sexual e naturalizam a heterossexualidade e o binarismo de gênero. Ainda que nos livros não hajam afirmações homofóbicas, a afirmação da diversidade sexual como valor social permanece ausente nos materiais didático-pedagógicos. Há dois desafios no reconhecimento de que a homofobia deve ser combatida pela educação formal: o primeiro é romper o silêncio dos livros sobre a diversidade sexual; o segundo é encontrar mecanismos discursivos para apresentá-la em uma matriz de promoção da igualdade e da diversidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials MPBA pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO pt_BR
dc.citation.volume 8 pt_BR
dc.citation.issue 16 pt_BR
dc.citation.spage 307 pt_BR
dc.citation.epage 324 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples