DSpace/Manakin Repository

Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninas

Mostrar registro simples

dc.creator CARVALHO, Marília Pinto de
dc.date.accessioned 2021-12-15T15:04:47Z
dc.date.available 2021-12-15T15:04:47Z
dc.date.issued 2001
dc.identifier.uri http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/389
dc.description.abstract In this article, the political philosopher Susan Moller Okin discusses the dichotomy public-private from a gendered perspective. Overlooking gender – especially as it assumes theform of overlooking the political reality of the family and gender ‘neutral’ language – has become,in many past and present authors, a reinforcement of that dichotomy, silencing about its patriarchalnature. As Okin understands it, domestic (personal) sphere and non-domestic (public) sphere cannot be interpreted isolatedly, what demands a deep revision of the base of most liberal political theory. The author faces this demand, discussing important problems such as the value of privacy. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Ministério Público do Estado da Bahia pt_BR
dc.relation.ispartof Revista Estudos Feministas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Relação de gênero pt_BR
dc.subject Fracasso escolar pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.title Mau aluno, boa aluna? Como as professoras avaliam meninos e meninas pt_BR
dc.title.alternative Bad boy, good girl? How teachers evaluate students pt_BR
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.description.resumo Baseado em pesquisa qualitativa numa escola pública de ensino fundamental de São Paulo, o artigo discute os critérios de avaliação escolar das professoras, apontando em que medida suas opiniões sobre masculinidade e feminilidade interferiam em seus julgamentos e oque era mais valorizado no comportamento de meninas e meninos. Conclui pela urgência de promover essa reflexão no campo educacional, pois, se já eram marcantes em sistemas de avaliação mais formalizados, com testes, atribuição de notas e organização da escola em séries, as hierarquias de gênero parecem tornar-se mais poderosas nas chamadas avaliações de processo, em curso na maioria das escolas brasileiras, a partir do sistema de ciclos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials MPBA pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO pt_BR
dc.citation.volume 9 pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.citation.spage 554 pt_BR
dc.citation.epage 574 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples