DSpace/Manakin Repository

Conhecimento e poder: dilemas e contradições na educação escolar indígena

Mostrar registro simples

dc.creator MENEZES, Gustavo Hamilton
dc.date.accessioned 2022-02-07T14:13:24Z
dc.date.available 2022-02-07T14:13:24Z
dc.date.issued 2005-12
dc.identifier.uri http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/495
dc.description.abstract No abstract. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Ministério Público do Estado da Bahia pt_BR
dc.relation.ispartof Revista de Estudos e Pesquisas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Povo indígena pt_BR
dc.subject Educação escolar indígena pt_BR
dc.subject Yanomami pt_BR
dc.subject Alfabetização indígena pt_BR
dc.subject Escrita indígena pt_BR
dc.subject Preservação cultural indígena pt_BR
dc.title Conhecimento e poder: dilemas e contradições na educação escolar indígena pt_BR
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.description.resumo Nesse ensaio, procuro refletir sobre a relação entre poder e conhecimento, a partir da observação atenta das atuais políticas educacionais brasileiras destinadas aos povos indígenas. Num primeiro momento, apresento e discuto algumas contradições presentes na legislação nacional e as incoerências por elas geradas. Passo, então, à reflexão sobre a alfabetização e o impacto da escrita em sociedades de tradições orais, defendendo o ponto de vista de que a alfabetização é antes um mecanismo de controle social do que um instrumento para a preservação cultural. Em seguida, apresento o programa de educação desenvolvido por uma organização não-governamental junto ao povo indígena Yanomami e discorro sobre alguns dilemas gerados pela escolarização. Por último, apresento algumas conclusões gerais sobre essas questões. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials MPBA pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO pt_BR
dc.citation.volume 2 pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.citation.spage 123 pt_BR
dc.citation.epage 144 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples