dc.creator |
MENEZES, Gustavo Hamilton |
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dc.date.accessioned |
2022-02-07T14:13:24Z |
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dc.date.available |
2022-02-07T14:13:24Z |
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dc.date.issued |
2005-12 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/495 |
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dc.description.abstract |
No abstract. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Ministério Público do Estado da Bahia |
pt_BR |
dc.relation.ispartof |
Revista de Estudos e Pesquisas |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Povo indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Educação escolar indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Yanomami |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Preservação cultural indígena |
pt_BR |
dc.title |
Conhecimento e poder: dilemas e contradições na educação escolar indígena |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de Periódico |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nesse ensaio, procuro refletir sobre a relação entre poder e conhecimento, a partir da observação atenta das atuais políticas educacionais brasileiras destinadas aos povos indígenas. Num primeiro momento, apresento e discuto algumas contradições presentes na legislação nacional e as incoerências por elas geradas. Passo, então, à reflexão sobre a alfabetização e o impacto da escrita em sociedades de tradições orais, defendendo o ponto de vista de que a alfabetização é antes um mecanismo de controle social do que um instrumento para a preservação cultural. Em seguida, apresento o programa de educação desenvolvido por uma organização não-governamental junto ao povo indígena Yanomami e discorro sobre alguns dilemas gerados pela escolarização. Por último, apresento algumas conclusões gerais sobre essas questões. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
MPBA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
pt_BR |
dc.citation.volume |
2 |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.citation.spage |
123 |
pt_BR |
dc.citation.epage |
144 |
pt_BR |