DSpace/Manakin Repository

Ilustrações do silêncio e da negação: a ausência de imagens da diversidade sexual em livros didáticos

Mostrar registro simples

dc.creator FONTES, Malu
dc.date.accessioned 2022-02-09T00:16:49Z
dc.date.available 2022-02-09T00:16:49Z
dc.date.issued 2018-12
dc.identifier.uri http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/511
dc.description.abstract This article analyses the meanings and implications of the absence of images related to the ideas of sexual diversity in the books distributed by the Brazilian National Program of Schoolbooks (PNLD) and National Program of Schoolbooks for High School (PNLEM), taking into consideration that the inclusion of such images is recommended by Brazilian National Curriculum Parameters (PCNs) – Sexual Orientation. Based on a sample of 70% of the most distributed books among public schools, the research identified the nonexistence of any illustration of the homosexuality theme in this material. The article proposes an interpretation of the consequences of this process of silencing to affirmative policies concerning sexual minorities. Also, it examines the possibilities of implicit contribution from school contents to the maintenance of homophobic social behaviors in Brazil. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Ministério Público do Estado da Bahia pt_BR
dc.relation.ispartof Revista Psicologia Política pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Heteronormatividade pt_BR
dc.subject Diversidade sexual pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Homofobia pt_BR
dc.subject Homossexualidade pt_BR
dc.title Ilustrações do silêncio e da negação: a ausência de imagens da diversidade sexual em livros didáticos pt_BR
dc.title.alternative Illustrations of silence and denial: the absence of images of sexual diversity in schoolbooks pt_BR
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.description.resumo Este artigo analisa os sentidos e as implicações da ausência de imagens relacionadas às ideias de diversidade sexual, nos livros distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), cuja inclusão é recomendada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – Orientação Sexual. Tendo como evidência uma amostra constituída de 70% dos livros mais distribuídos nas escolas públicas, constatou-se a inexistência de quaisquer ilustrações da temática homossexual nesse material. O artigo propõe uma leitura dos significados e das consequências desse silenciamento para as políticas afirmativas das minorias sexuais. Além disso, considera as possibilidades de contribuição implícita dos conteúdos didáticos para a manutenção de comportamentos sociais homofóbicos no Brasil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials MPBA pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO pt_BR
dc.citation.volume 8 pt_BR
dc.citation.issue 16 pt_BR
dc.citation.spage 363 pt_BR
dc.citation.epage 378 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples