DSpace/Manakin Repository

Ações afirmativas no sistema educacional: trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília

Mostrar registro simples

dc.creator WELLER, Wivian
dc.creator SILVEIRA, Marly
dc.date.accessioned 2022-02-09T00:34:49Z
dc.date.available 2022-02-09T00:34:49Z
dc.date.issued 2008-12
dc.identifier.uri http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/520
dc.description.abstract This article presents the experiences of black female students admitted by the University of Brasília through the affirmative action programme. They attend courses in Engineering and Social Sciences and have experienced different school socialization processes. By choosing students of different academic courses and school backgrounds we tried to analyse their experiences with racism and prejudice and also the strategies to overcome these situations. A second focus of our analyses lies on the experiences of black female students and their attitude toward affirmative action in public universities of Brazil. We agreed that it is not sufficient to say that this policies are fair because they are in accordance to the imperative of social justice, if the results are not evident. The establishment of systems of quotas is not the only way of recognition and redistribution, but it reflects the necessity of an adjustment of the university system to the political and social requirements of the Brazilian society and its people. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Ministério Público do Estado da Bahia pt_BR
dc.relation.ispartof Revista Estudos Feministas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ação afirmativa pt_BR
dc.subject Preconceito racial pt_BR
dc.subject Negros - Educação pt_BR
dc.subject Universidade - Discriminação pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sistema de cotas pt_BR
dc.title Ações afirmativas no sistema educacional: trajetórias de jovens negras da Universidade de Brasília pt_BR
dc.title.alternative Afirmative action in the educational system: trajectories of young black women at the university of Brasília pt_BR
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.description.resumo O presente artigo apresenta experiências vividas por jovens universitárias que ingressaram pelo sistema de cotas na Universidade de Brasília nos cursos de Engenharia e Ciências Sociais e que apresentam distintas trajetórias de socialização escolar. Analisa as experiências vividas nesses espaços assim como as estratégias diferenciadas no que diz respeito ao enfrentamento do preconceito e da discriminação. Apresenta ainda as avaliações realizadas pelas jovens a respeito da implementação de cotas para estudantes negros nas universidades públicas. Concordamos que não adianta a medida ser justa e estar de acordo com os imperativos da justiça social se ela não produz resultados. As cotas não representam a única forma de luta por reconhecimento e redistribuição, mas refletem a importância e a necessidade de uma modificação mais profunda na gramática dos discursos no interior da universidade e no atendimento das demandas políticas e sociais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials MPBA pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO pt_BR
dc.citation.volume 16 pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.citation.spage 931 pt_BR
dc.citation.epage 947 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples