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Eco Teens, Ano 5, Número 21, Setembro de 2019, Vitória da Conquista/BA

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dc.creator MPBA, Ministério Público do Estado da Bahia
dc.creator UESB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
dc.creator FAM, Fundo Conquistense de Apoio ao Meio Ambiente
dc.date.accessioned 2022-03-31T14:59:23Z
dc.date.available 2022-03-31T14:59:23Z
dc.date.issued 2019-09
dc.identifier.uri http://dspace.sistemas.mpba.mp.br/jspui/handle/123456789/679
dc.description.abstract No abstract. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Ministério Público do Estado da Bahia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Meio Ambiente pt_BR
dc.subject Preservação ambiental pt_BR
dc.subject Reciclagem pt_BR
dc.title Eco Teens, Ano 5, Número 21, Setembro de 2019, Vitória da Conquista/BA pt_BR
dc.type Outro pt_BR
dc.description.resumo A consciência ecológica parte do conhecimento e da compreensão que cada pessoa é responsável pela preservação e conservação do seu meio local, tornando-se, contudo, necessário o cuidado pelo ambiente natural. Essa consciência vem sendo implementada em nosso cotidiano, através de uma educação que promova nos jovens e adolescentes a sua conexão com a natureza, visto que, como parte integrante do meio ambiente, suas ações, tanto positivas, quanto negativas, geram um impacto direto na natureza. O Projeto Eco Teens "RE" PENSAR... A ação local na construção do ser social, na Escola Municipal Professor Josias Casaes França, situada no distrito de Dantelândia, envolveu alunos e a comunidade escolar para o despertar ecológico e o resgate de valores que somente a natureza pode nos oferecer. O contato com a cultura local, o tempo propício de plantar e colher, o beneficiamento dos frutos gerados pela agricultura, enfim, uma riqueza de aprendizados que modifica a forma como lidamos com o meio onde vivemos. Trabalhamos com a temática da mandioca por ser fonte de renda de boa parte da população local. Seu plantio, colheita, as produções feitas a partir dela, assim como a distribuição de seus derivados pela região Sudoeste. Acreditamos que o aluno aprende quando vivencia, experimenta, testa e observa de perto as ações propostas referentes ao meio ambiente. Por isso, para o desenvolvimento deste projeto foram feitas visitas às casas de farinha, aos locais de plantação, fábrica de biscoitos, conhecimento do descarte de rejeitos produzidos pelo manejo da mandioca, bem como entrevistas, fotos e vídeos com os trabalhadores locais. Os alunos também foram orientados a buscar soluções para os problemas ambientais encontrados durante todo o processo. Acreditamos que todos os questionamentos acerca dos problemas ambientais devem ser encarados pensando no bem coletivo com pequenas ações em nossa casa, nossa escola, em nossa comunidade. Ampliar a consciência que somos nós os agentes de transformação direta e que cada um pode e deve participar fazendo sua parte. Leia, entretenha-se e agregue conhecimento com nosso jornal. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials MPBA pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO pt_BR
dc.audience.educationlevel Todos. pt_BR


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